Dia 15 de Outubro celebramos Santa Teresa D'Ávila e o dia dos professores e educadores.
Mas este ano, tivemos um motivo a mais para celebrar e agradecer a Deus, que é o Jubileu de ouro pelo sacerdócio de Monsenhor Antônio, que dedicou 38 anos do seu sacerdócio pela nossa paróquia.
A missa solene de Santa Teresa D'Ávila foi presidida por Monsenhor Antônio, que realizou uma celebração poliglota, dando a oportunidade para os fiéis que estiveram presentes de professar a mesma fé em diversos idiomas.
Monsenhor Antônio celebrando a missa poliglota no dia da padroeira |
Após a santa missa, os fiéis, ministros, coroinhas, duacono e demais padres saíram em procissão pelas ruas da cidade com a imagem de Santa Teresa D'Ávila.
Na parte da tarde no prédio CEAC foi realizado pela pastoral da educação o encontro com os educadores, um momento de reflexão presidido pelo padre Gabriel Costa sobre a importância do educador cristão e seus desafios.
A noite na igreja matriz, santa missa em ação de graças pelos educadores, presidida pelo padre Gabriel Costa.
Pe Gabriel dando a bênção aos professores/educadores |
Curiosidade sobre a construção da paróquia...
A construção da Matriz de Santa Teresa data da segunda metade do século XIX, do ano de 1855, na Praça Provincial, depois Santa Teresa, atual Praça Baltazar da Silveira, iniciava-se a construção da capela da Várzea, sob a proteção de Santa Claudiana depois Santa Teresa D'Ávila, padroeira da paróquia e da cidade de Teresópolis.
O comendador Policarpo José Álvares de Azevedo doou o terreno em Teresópolis para a construção de uma capela, em 17 de dezembro de 1859. A primitiva capela então construída foi dedicada a Santa Claudina, e era subordinada à Paróquia de Magé. Em 1891 passou a pertencer à Paróquia de Santo Antônio do Paquequer (Alto de Teresópolis). Em 1872, no lugar da primitiva capelinh de Santa Claudina foi iniciada a construção da capela de Santa Teresa e esta funcionando até 1927, quando se iniciou a construção da atual igreja Matriz terminada em 1940.
Criação da Paróquia: A Paróquia de Santa Teresa em Teresópolis foi criada por Dom José Pereira Alves, Bispo de Niterói, no dia 29 de dezembro de 1941.
Primeiro Pároco: Nomeado em 29 de dezembro de 1941, o primeiro Vigário de Santa Teresa em Teresópolis foi o Cônego José Thomaz de Aquino Menezes, que tomou posse no dia 1º de janeiro de 1942. Ali cumpriu seu ofício até 1950, e faleceu no Rio de Janeiro, aos 10 de agosto de 1953.
Pároco e padres anteriores:
Monsenhor Antônio Carlos Motta do Carmo (Pároco)
Pe. Roberto Mendes Zoghbi (Vigário Paroquial)
Pe. Demerval da Silva Brandão (Vigário Paroquial – Falecido)
Pe. Gilberto de Roij MSC (Vigário Paroquial)
O pároco atual é o Padre Fabiano Cunha Motta, nomeado em Junho/2015.
Santa Teresa D'Ávila rogai por nós! 🙏
Publicação: PasCom Santa Teresa D'Ávila
Contato: pascomsantateresa.tere@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário